sexta-feira, 20 de julho de 2012

ADORAÇÃO e SANTIDADE no Namoro


Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos. I Cor 6:19

Paz do Senhor,

Eu fico impressionado como Deus tem tanta facilidade em tornar as suas Escrituras tão claras para todas as gerações, como por exemplo, o versículo supracitado. Há quase 2000 mil anos atrás ele foi escrito e é tão atual como se fosse escrito hoje, deixando conselhos, exemplos, ordens e ensinamentos. 

O que podemos dizer de algo que tomamos emprestado, é necessário um zelo maior do que se fosse nosso, pois precisamos devolvê-lo como pegamos, sem rasura, sem defeitos. Se assim o fizermos sempre poderemos pegar emprestado novamente, não é claro? Mas se quebrarmos ou rasgarmos fica difícil, não é? Assim é o nosso corpo, ele não nos pertence, é preciso ter um cuidado muito grande com ele, é preciso se alimentar bem, comendo com moderação, pois sabemos que tudo em excesso faz mal. É preciso higiene, as pessoas ao lado vão agradecer, exames médicos sempre que preciso, pois se estiver em falta de alguma vitamina é preciso recolocá-lo, pois se pegamos um corpo saudável precisamos também devolvê-lo saudável, não concorda?

Assim como no cuidado com o corpo, tanto o exterior quanto o interior, no que diz respeito à higiene e a saúde, poderíamos entrar em diversos quesitos que precisaríamos ter cuidado, para que o nosso corpo esteja limpo e adornado para a morada do Espírito Santo, mas vamos nos focar no namoro e casamento.

A fase de adolescência e juventude já se sabe que é um tanto complicada, é a fase em que eles estão se descobrindo, se apaixonando e começando a namorar, isso é bom, se for com moderação. 

Os adolescentes e jovens começam a ficar, o que não é bom, caso encontrasse uma namorada (o) e ficasse com ela (e) e se cassasse seria bom, porque a troca de casais perante Deus não é uma coisa legal, como está escrito “porque bem sabeis disso que nenhum fornicário, tem herança no reino de Cristo e de Deus” (Ef 5:5). O que tem a ver fornicar com ficar, um grande pastor chamado Alfredo Brum da igreja batista em Bela Vista, na cidade de Rio Bonito-RJ, em uma de suas pregações direcionada a jovens falou a respeito do tema e escreveu a palavra fornicar, em seguida tirou as letras “orn” o que nos deu a palavra ficar, escrevendo fica assim: 

Fornicar, entendeu? A troca de casais diante de Deus é abominável, aos seus olhos se torna imoral, pois você querendo ou não está prostituindo o seu corpo, o mesmo que Deus chama de Templo do Espírito Santo, lembra? E como você já sabe “mas a prostituição, e toda impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos” (Ef 5:3), se você acha que isto não é prostituir, mas sabe que é impuro, está na hora de parar, nós somos a geração eleita, o sacerdócio real (IPedro 2:9), sacerdotes precisam ser puros para entrar na presença de Deus.

Os desejos sexuais não devem ser subentendidos de forma a gerar rejeição ou vergonha. Deus quando os injetou durante a criação tinha o interesse que eles fossem realizados na intimidade do casamento e não de um forma banal como os ímpios tem realizado. O mau uso desta pratica leva o homem ou a mulher em busca da realização de um desejo egoísta, não é preciso ter amor para ter essa satisfação, basta que tenham dois corpos para que o ato seja consumado. As intimidades sexuais que deveriam ser praticadas dentro da estrutura harmoniosa do casamento passaram a ser ultrapassadas e quem não pratica passa ser chamado de quadrado, antiquado e outras mais.

Para o jovem cristão a pratica deste ato após uma fraqueza da carne é lembrada não como um prazer gerado por um casal casado, o sentimento é de culpa e angústia por ter cometido um erro. As consequências deste ato fora dos propósitos de Deus são desastrosas, como exemplos temos filhos sem serem planejados, casamentos mal-sucedidos, mulheres ou homens infelizes no casamento, sem contar que a maioria dos casais que conhecem o seu cônjuge antes do casamento acaba não casando e os que casam se separam.

A fornicação é um tema relembrado por Paulo em suas cartas (Efésios 5:3-4; Colossenses 3:5; ...), ele tinha a preocupação porque sabia que o vigor da juventude é como um tsunami, pode ser considerar arrasador se não tiver um controle, uma autodisciplina. 

Antes de escolher uma namorada (o) ore a Deus, peça que lhe mostre alguém que vai ser fiel, honesta (o) e que vai te ajudar na hora da fraqueza da carne, ao contrário de muitos que não estão nem aí para o Templo do Espírito Santo, antes suas mãos são como água que percorre o tubo, ou seja, as suas mãos percorrem todo o corpo da (o) amada (o), o que para os olhos de Deus não é bem visto. Ao invés de conhecerem o caráter, a história de vida e outras coisas mais, estão preocupados em conhecer o corpo, por isso muitos casais não dão certo, simplesmente pelo fato de que o que lhe era curiosidade já não é, não passa de algo que já está acostumado, ao invés de respeitar um mandamento bíblico “porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido”... (II Cor 11:2). Paulo fala em relação a Cristo, mas olha o que ele usa de exemplo “como uma virgem pura a um marido”.

Príncipes e princesas de Deus é necessário ser puro, santo em toda a maneira de viver (I Pedro 1:15-16). No namoro não é diferente, é necessário ser santo. Não precisamos nos moldar aos costumes do mundo, somos diferentes e temos nosso próprio modo viver, não precisamos satisfazer ao ego dos nossos “amigos”, não precisamos fazer o que eles fazer só pra dizer que não é careta ou quadrado, antes eles devem se espelhar em nós. Aqui vão alguns passos que podem auxiliar a se guardar para cumprir os mandamentos de Deus:

  • 1. Não seja igual aos outros: você não precisa pegar muitas garotas (os), relembrando troca de casais para Deus é pecado. (Romanos 6:23a)
  • 2. Antes de escolher alguém ore: peça a Deus a pessoa com quem você vai passar o resto de sua vida. De preferência detalhe como essa pessoa deve ser fisicamente, cor dos olhos, cabelos, cor de pele, explique os detalhes, é muito importante. Deus não vai se sentir ofendido se você fizer assim, tem alguém na face da terra com todas as especificações que você fizer, agora se você vier com aquela conversa que “Deus a mulher que o Senhor escolher é essa que eu quero”, aí Deus envia uma que não é muito cheirosa, não se arruma muito bem, ou tem mau hálito, não vai reclamar, você teve a oportunidade de escolher. Mas não se esqueça de um fator principal, de algo que hoje está em falta, que esta pessoa seja sábia, sabedoria é muito importante, é essencial para viver. (Provérbios 16:16)
  • 3. Seja santo no namoro: não é necessário conhecer o corpo de sua namorada (o) antes do casamento. Procure conhecer apenas a mente, o caráter e o que ela (e) goste. Nunca namore somente a dois, procure estar sempre em locais de boa luminosidade, procure ter pessoas por perto. Não toque onde não é permitido, fazendo assim vai ser mais fácil vencer a tentação da carne. Isto se aplica não só para os é virgem, se você não é basta fazer o mesmo, melhor é parar o que começou errado e dar continuidade fazendo o que é certo, do que chegar lá na frente e pensar “podia ser diferente”. Deus não está preocupado com o seu passado, mas sim com seu futuro. (Efésios 3:19-20)

Parece ser difícil vencer a tentação da carne, mas lembre-se de Timóteo ele ouviu os conselhos de Paulo para vencer nas dificuldades da vida, provavelmente Paulo deve ter dado um conselho pessoal a ele sobre namoro, além dos descritos em suas cartas. E o que dizer de Elias, do próprio Paulo e inúmeros outros que também passaram por isso.

Como cristão é necessário viver da forma que o mundo não aceita e nem entende. As pessoas do mundo acham que um rapaz ou uma moça virgem é coisa do passado, querem impor um modo de viver que não convêm aos cristãos, pressionando para que ele ou ela ceda aos caprichos do mundo e procurem alguém para se entregar. A bíblia não diz isso e por este motivo a (o) jovem deve se entregar somente ao esposo (a), aquele (a) que escolheu para constituir uma família.

É difícil, mas se pedir ajuda a Deus com certeza é possível. As vontades carnais da juventude quando vem, chegam com pressão total, é verdade, mas se procurar algo com que ocupar o tempo e a mente já é um começo. Um amigo, que hoje é um grande guitarrista, me confidenciou uma vez que quando a pressão aumentava ele pegava o violão para gastar esta energia.

A presença de Deus no namoro é fundamental, mas como Ele se apresenta a nós em Espírito acabamos não percebemos a sua presença, e depois só resta uma boa crise de consciência. Zelar pela santidade é fugir da aparência do mal, apesar desta aparência ser agradável aos olhos e atender aos desejos da carne, é amargo como o fel. Só tem aparência de ser boa, mas no final é só tristeza e arrependimento.

Santos do Senhor busquem sempre agradá-lo, sejam santos e fiéis, buscando sempre a mente de Cristo. Antes de qualquer passo a ser dado pense antes como seria se você visse Jesus ali visivelmente.

A juventude é como um vulcão em erupção, mas como um vulcão é preciso estar adormecido e entrar em erupção somente depois do casamento. A descoberta depois do casamento é maravilhosa, não perca esta oportunidade por causa de um capricho da carne. Você pode, você consegue.

Só um coração disposto a realizar toda a vontade de Deus é capaz de vencer os desejos da carne e conseguir ter um namoro santo. Deus abençoe a todos.


Fonte: Gospel 10

0 comentários :